A reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Ceretta, confirmou que recebeu convite oficial do governador Jorginho Mello (PL) para assumir a Secretaria de Estado da Educação (SED). O movimento, antecipado por esta coluna, marca um possível reposicionamento da pasta, atualmente sob o comando do ex-reitor Aristides Cimadon, também da rede comunitária.
Ceretta, que iniciou nesta semana seu terceiro mandato à frente da Unesc, afirmou que irá avaliar o convite em conjunto com a comunidade acadêmica da universidade. “Conversamos bastante sobre as expectativas do governador em relação à SED. Agora, preciso ouvir a instituição da qual faço parte”, disse.
A presença constante de nomes ligados ao sistema Acafe no governo estadual não é nova, mas o convite a Ceretta carrega peso simbólico: seria a primeira mulher a comandar a pasta nesta gestão, além de representar uma das maiores instituições de ensino superior comunitário do estado.
Independentemente da resposta, a movimentação aponta para uma tentativa do governo de reforçar pontes com o ensino superior e a gestão técnica da educação básica. A decisão de Ceretta, nos próximos dias, terá impacto não apenas na estrutura do governo, mas também no debate sobre o papel das universidades comunitárias na formulação de políticas públicas.