Dia D de vacinação contra gripe será neste sábado

Neste sábado (10) acontece o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o Brasil, com exceção da região Norte.

ebc.png
A ação é uma grande mobilização para proteger a população antes do inverno, quando aumentam os casos de doenças respiratórias.

 

A campanha começou em 7 de abril e tem como meta vacinar 90% do público-alvo, formado por mais de 81 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Saúde.

 

Estão incluídos nesse grupo: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mulheres no pós-parto, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com comorbidades.

 

Além de trabalhadores da saúde, professores, indígenas, quilombolas, caminhoneiros, entre outros.

 

Segundo o governo, na região Norte, a vacinação começa no segundo semestre, porque é nessa época que o clima úmido favorece a transmissão da gripe, durante o chamado inverno amazônico.

 

E o Ministério da Saúde faz um alerta para o aumento de casos de doenças respiratórias em 2025.

 

Segundo a Fiocruz, já são mais de 45 mil registros de síndrome respiratória aguda grave. Os dados apontam que o vírus sincicial respiratório (VSR) lidera os casos.

 

O aumento tem sido mais expressivo entre crianças de até dois anos. Já entre adultos e idosos, observa-se crescimento nas hospitalizações por influenza A.

 

A vacina contra a gripe está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde e em postos especiais de vacinação espalhados pelas cidades em todos os municípios brasileiros, conforme cronograma das Secretarias Municipais de Saúde.

 

Em Concórdia, a vacina contra a gripe estará liberada para a toda a população a partir de sábado. As unidades de saúde do município, com sala de vacina, abrem das 8h às 17h.

Agência Brasil - Foto: Tomaz Silva