Lula diz que Jorginho Mello recusou parceria que previa R$ 24 bilhões em investimentos em SC

Durante agenda em Itajaí nesta sexta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o governador Jorginho Mello (PL) recusou uma parceria com o Governo Federal para a realização de projetos de infraestrutura que somariam cerca de R$ 24 bilhões em investimentos em Santa Catarina.


A declaração foi feita durante cerimônia no Porto de Itajaí. Ao comentar os investimentos federais no Estado, Lula pediu que o ministro dos Transportes, George Santoro, explicasse o motivo de as obras ainda não terem avançado.

 

Segundo o ministro, o Governo Federal apresentou ao Estado uma proposta de parceria semelhante à adotada no Paraná, onde concessões rodoviárias já resultaram em contratos bilionários e obras em andamento.

 

“Procuramos o Governo do Estado para fazer, em parceria com o Governo Federal, projetos da ordem de R$ 24 bilhões em investimentos aqui em Santa Catarina. O governador simplesmente não quis fazer em parceria. Tivemos que refazer os projetos, perdemos dois anos. Enquanto isso, no Paraná, as obras já começaram”, afirmou Santoro.

 

Na sequência, Lula reforçou a crítica e afirmou que a decisão do governo catarinense atrasou investimentos importantes para o Estado.

 

Segundo o presidente, o Paraná aceitou o modelo de parceria proposto pela União e já possui cerca de R$ 8 bilhões em obras em execução, enquanto Santa Catarina ainda está na fase de audiências públicas para a concessão das rodovias federais.