Os partidos que integram o chamado Campo Democrático de Santa Catarina lançaram, na manhã desta quinta-feira (25), uma plataforma colaborativa para que os catarinenses possam contribuir com sugestões para a elaboração do plano de governo que será apresentado nas eleições de 2026.
A iniciativa foi apresentada durante uma coletiva de imprensa, em Florianópolis, pelo pré-candidato ao Governo do Estado, Gelson Merisio (PSB). A ferramenta permite que qualquer cidadão envie propostas por meio da plataforma participa.sc. Após clicar no botão “Quero participar”, o usuário é direcionado para uma conversa no WhatsApp, onde pode encaminhar sugestões que serão analisadas pela equipe responsável pela construção do programa de governo.
Segundo Merisio, o objetivo é criar um instrumento permanente de participação popular. “Queremos criar não uma ferramenta para campanha, mas uma ferramenta de governo, que atraia as pessoas para participar da política de uma forma propositiva”, afirmou.
O Campo Democrático reúne PSB, PDT, PT, PV, PCdoB, PSOL e Rede. A chapa é formada por Gelson Merisio como pré-candidato ao Governo, Angela Albino (PDT) como pré-candidata a vice-governadora e pelos pré-candidatos ao Senado Décio Lima (PT) e Afrânio Boppré (PSOL).
Durante o lançamento da plataforma, Merisio esteve acompanhado de Angela Albino, Afrânio Boppré, da ex-senadora Ideli Salvatti (PT) e do professor Elson Pereira (PSOL), integrantes do comitê responsável pela elaboração do plano de governo. Embora não tenha participado da coletiva, Décio Lima integra a chapa majoritária como pré-candidato ao Senado.
De acordo com os organizadores, as contribuições enviadas pela população serão avaliadas pela equipe técnica e poderão integrar a versão final do plano de governo que será apresentada durante a campanha eleitoral.
Foto: Divulgação.





Recebe nossa publicações direto no seu email!