Na Câmara, entidades alinham pauta conjunta para audiência pública da BR-153 em Concórdia

A Câmara de Vereadores de Concórdia sediou, nesta quarta-feira (24), uma importante reunião entre representantes de entidades, lideranças empresariais e vereadores para alinhar as reivindicações que serão apresentadas durante a audiência pública sobre a concessão da BR-153, marcada para o dia 7 de julho, no município.


O encontro teve como objetivo construir uma pauta única de demandas da região, fortalecendo a mobilização em defesa de melhorias consideradas essenciais para o trecho que corta Concórdia e o Alto Uruguai Catarinense. Entre os principais pleitos estão a implantação de vias marginais, terceiras faixas, passarelas, melhorias em acessos e trevos, além de outras intervenções voltadas à segurança e à mobilidade.

 
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Oeste e Meio-Oeste Catarinense (SETCOM), Paulo Simioni, destacou a importância da união entre as entidades e da construção de um posicionamento conjunto para a audiência.

 
Segundo ele, a mobilização representa um passo importante em uma reivindicação histórica da comunidade regional.
"Estamos dando um passo muito importante, liderado pela Câmara de Vereadores e com a participação de todas as entidades que têm interesse direto no assunto, além da sociedade como um todo. Precisamos chegar à audiência pública com as pautas alinhadas, definidas e todos falando a mesma língua. Essa reunião foi extremamente importante para definir os próximos passos e, principalmente, para pensarmos no que acontecerá depois da audiência pública. Nosso objetivo é único: melhorar as condições para quem utiliza a BR-153 e para os moradores da nossa região", afirmou Simioni.
 

O presidente da Comissão de Agricultura e Transportes da Câmara, vereador Evandro Mocelin, ressaltou que o momento é decisivo para que a região apresente suas reivindicações antes da definição do modelo de concessão.
"Reunimos diversas entidades do município para tratar dessa audiência pública que vai discutir a concessão da BR-153. O objetivo é somar forças e reivindicar tudo aquilo que precisa ser feito nesse trecho, tanto antes quanto após a concessão. Precisamos falar a mesma língua e apresentar uma pauta forte, porque estamos tratando de uma concessão prevista para 30 anos. Depois que o contrato estiver firmado, será muito mais difícil conquistar novas obras. Por isso estamos construindo uma pauta de reivindicações que será apresentada à sociedade nos próximos dias", destacou.

 
A audiência pública em Concórdia foi confirmada após uma série de mobilizações realizadas por lideranças regionais, entidades empresariais e representantes políticos. O encontro será considerado uma das últimas oportunidades para inclusão de melhorias no projeto antes da publicação do edital de concessão.


A expectativa é de que a audiência reúna representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), lideranças políticas, entidades empresariais, transportadores e a comunidade regional, consolidando um posicionamento conjunto em defesa de investimentos que garantam mais segurança, desenvolvimento e infraestrutura para a BR-153.