Saúde pública reúne propostas em conferência municipal

Encontro nesta quinta-feira, às 13h30, no Centro de Eventos, reunirá usuários, trabalhadores, gestores e prestadores para discutir propostas do SUS

 

A definição de propostas para o planejamento, o orçamento e os investimentos em saúde nos próximos anos estará entre os temas da 11ª Conferência Municipal de Saúde de Chapecó. A programação será discutida nesta quinta-feira (25) de junho, às 13h30, no Centro de Eventos.

 

Realizadas a cada quatro anos, as conferências de saúde são espaços de participação social e diálogo entre governo e sociedade. Os encontros permitem avaliar a situação da saúde nos âmbitos municipal, estadual e federal, discutir prioridades e formular encaminhamentos voltados às necessidades da população.

 

A atividade reunirá delegados, trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços, usuários do Sistema Único de Saúde e convidados. A abertura contará com apresentação cultural do Grupo IntegraSom, seguida da execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

Inspirada no tema da 18ª Conferência Nacional de Saúde, “Democracia, Saúde, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a etapa municipal tratará da relação entre democracia, controle social e direito à saúde pública. As propostas debatidas poderão contribuir para os instrumentos de planejamento e orçamento da área nos três entes federativos.

 

A mesa de honra terá a participação do prefeito de Chapecó, Valmor Junior Scolari, acompanhado da primeira-dama Mariza Damo Scolari; do presidente da Câmara de Vereadores, Adão Teodoro; do secretário municipal de Saúde, João Lenz Neto; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Anderson Funai; do gerente regional de Saúde, Alexandre Schenatto; do coordenador da Conferência Estadual de Saúde, Gilberto Scussiato; e da diretora de Atenção à Saúde e coordenadora da comissão organizadora, Gessiani Fátima Larentes.

 

Após as manifestações das autoridades, Gessiani Fátima Larentes conduzirá a sequência dos trabalhos, com a leitura do Regimento Interno da 11ª Conferência Municipal de Saúde de Chapecó.

 

A programação também inclui palestra do professor doutor Claudio Claudino da Silva Filho. O tema será “Entre fronteiras, encontros, culturas e cuidados: qual SUS e projeto de sociedade queremos?”.

 

Secom PMC