Campanha “Diálogo e Paz – Eleições 2026” é lançada na Alesc para incentivar respeito e combater desinformação

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) sediou na manhã desta quarta-feira (24) o lançamento da campanha “Diálogo e Paz – Eleições 2026”, iniciativa coordenada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) para promover o respeito, a tolerância e a responsabilidade durante o processo eleitoral.


O ato contou com a presença do presidente da Alesc, deputado estadual Julio Garcia, do presidente do TRE-SC, Carlos Roberto da Silva, parlamentares estaduais, representantes de instituições públicas, partidos políticos e entidades da sociedade civil.

 

Durante a solenidade, mais de dez instituições assinaram um termo de compromisso em defesa de eleições pacíficas, transparentes e democráticas. A campanha também marcou a participação do mascote Pilili, símbolo das urnas eletrônicas, que completa 30 anos em 2026.

 

Julio Garcia destacou a parceria histórica entre a Assembleia Legislativa e a Justiça Eleitoral e defendeu que as disputas políticas não comprometam a convivência democrática.

 

“Após o encerramento das eleições e a definição dos resultados, todos nós devemos integrar um único partido: o partido de Santa Catarina. Queremos uma campanha limpa, respeitosa e que termine em paz”, afirmou.

 

Já o presidente do TRE-SC ressaltou que a iniciativa busca fortalecer a confiança da população no processo democrático e estimular um ambiente eleitoral saudável.

 

Entre os principais objetivos da campanha estão o combate à desinformação, o enfrentamento da violência política de gênero e raça, a prevenção ao assédio eleitoral, a fiscalização do cumprimento das cotas eleitorais e o uso ético da inteligência artificial durante as campanhas.

 

O TRE-SC também reforçou a confiabilidade das urnas eletrônicas e destacou que Santa Catarina abriga a chamada “Casa da Urna”, espaço criado para apresentar à população todas as etapas de preparação e funcionamento dos equipamentos de votação.

 

A campanha “Diálogo e Paz – Eleições 2026” pretende reunir instituições públicas, partidos políticos e organizações da sociedade civil em uma ampla mobilização para fortalecer a democracia e garantir um processo eleitoral marcado pelo respeito às diferenças e pela livre escolha dos eleitores.

 

Fonte: Agência Alesc
Foto: Lucas Gabriel Diniz/Agência Alesc